50 municípios potiguares localizadas no Alto Oeste estão sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para risco de onda de calor. O aviso do Inmet é válido até a próxima sexta-feira (29).
De acordo com o Instituto, pelos próximos dias as temperaturas podem ficar 5ºC acima da média nas cidades apontadas no alerta.
Além do Alto Oeste, outras regiões como o Seridó e o Oeste Potiguar também têm registrado temperaturas mais altas nos últimos dias. De acordo com José Espínola, professor de climatologia da Ufersa, isso acontece devido a mudança de estação que aconteceu nesta semana.
“Nós saímos da estação do inverno, que era a época mais fria do ano, e entramos na primavera. Nessa mudança de estação a gente tem o equinócio de primavera. Isso significa dizer que a radiação solar incide mais perpendicularmente sobre a nossa região”, explica.
Ainda segundo professor, a ausência de nuvens que protegem a terra da radiação do sol também tem influenciado para o aumento das temperaturas, além da baixa umidade do ar, que causa riscos à saúde.
“Estamos passando agora também por um período crucial, crítico, de baixa umidade do ar. Altas temperaturas e baixa umidade é mais preocupante porque traz uma série de problemas para a saúde das pessoas, principalmente quem tem doenças alérgicas e respiratórias, os idosos e as crianças”, diz José Espínola.
Pelos próximos dias, principalmente no início de outubro, a tendência é temperaturas mais elevadas até dezembro, já que teremos dias mais longos e consequentemente uma maior quantidade de energia solar chegando na superfície.
Cidade sob alerta de onda de calor:
- Água Nova
- Alexandria
- Almino Afonso
- Antônio Martins
- Apodi
- Augusto Severo
- Caicó
- Caraúbas
- Coronel João Pessoa
- Doutor Severiano
- Encanto
- Francisco Dantas
- Frutuoso Gomes
- Ipueira
- Itaú
- Janduís
- Jardim de Piranhas
- João Dias
- José da Penha
- Lucrécia
- Luís Gomes
- Major Sales
- Marcelino Vieira
- Martins
- Messias Targino
- Olho d’Água do Borges
- Ouro Branco
- Paraná
- Patu
- Pau dos Ferros
- Pilões
- Portalegre
- Rafael Fernandes
- Rafael Godeiro
- Riacho da Cruz
- Riacho de Santana
- Rodolfo Fernandes
- São Fernando
- São Francisco do Oeste
- São João do Sabugi
- São Miguel
- Serra Negra do Norte
- Serrinha dos Pintos
- Severiano Melo
- Taboleiro Grande
- Tenente Ananias
- Timbaúba dos Batistas
- Umarizal
- Venha-Ver
- Viçosa