O Governo do Rio Grande do Norte, em negociações com líderes de companhias aéreas e representantes do Aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró, definiram algumas exigências para a transferência completa de outorga para a Infraero, oficializada na semana passada. Nos encontros, foram definidas as prioridades do Governo em contrapartida pela operação, entre elas, a capacidade para o aeroporto receber mais voos da Azul, regularidade diária de voos, sendo também no horário noturno. Além de voo de carga e a chegada de outras companhias.
A cerimônia de outorga aconteceu na sexta-feira (29) com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT) e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Na ocasião, o ministro anunciou um investimento de R$ 20 milhões no terminal.
O TCM Notícia apurou que grupos de trabalho da Infraero e Governo do Estado foram constituídos para formalizar os pontos relativos a transferência da outorga. Segundo o secretário Estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, que compõe o grupo de trabalho, os investimentos que a Infraero irá aplicar no aeroporto visam a ampliação de capacidade. “Poderemos começar com cargueiros, a ampliação do número de linhas. Estamos discutindo com diversas operadoras e ainda a questão do jato de estudo aeronáutico para fazer permitir o pouso de aeronaves de maior porte”, destaca.
Outro ponto levantado foi a respeito das condições de segurança e iluminação adequadas para os voos noturnos. Visto que, ao longo do funcionamento do aeroporto tiveram problemas de interdição por falta de condições adequadas.
O Governo ainda está concluindo estudos sobre a possibilidade da Infraero assumir a administração dos aeroportos de Caicó e Pau dos Ferros.
O Jornalismo TCM entrou em contato com a Infraero, que nos enviou a seguinte resposta:
“A Infraero esclarece que está empenhada na elaboração do planejamento de investimentos para o Aeroporto de Mossoró que vai englobar melhorias na Pista de Pousos e Decolagens, implantação de novos equipamentos de auxílio à navegação aérea, cercamento e melhorias no Terminal de Passageiros, o que proporcionará uma melhor experiência aos passageiros e oportunidades de ampliação de voos pelas empresas aéreas.
Atualmente, o Aeroporto de Mossoró conta com voos regulares para os aeroportos de Recife (às segundas, terças, quartas e sextas-feiras e aos sábados) e de Natal (aos sábados), operados pela Azul Linhas Aéreas e pela Azul Conecta, respectivamente. A partir do próximo dia 29 de outubro, o voo para Recife começa a ser realizado diariamente”, disse a nota.
Aeroporto
O Aeroporto de Mossoró, que deve fechar 2023 com um fluxo de 30.745 passageiros, de acordo com projeção do PAN (Plano Aeroviário Nacional), estima chegar a 76.355 passageiros dentro de 29 anos. O terminal tem atualmente 7 voos regulares semanais destinados a outras localidades e recebe 6 voos, abrangendo os seguintes destinos: Recife/PE, Natal/RN e Fortaleza/CE.
O Aeroporto de Mossoró foi incluído no PAN 2022-2052 (Plano Aeroviário Nacional), considerado estratégico pelo Plano Geral de Outorgas e, portanto, de interesse do Governo Federal.