Neste ano de 2023, o Centro Feminista 8 de Março comemora 30 anos de trabalhos voltados para a promoção da autonomia das mulheres e defesa constante das pessoas em situação de vulnerabilidade social, seja na execução de políticas públicas, nos movimentos sociais ou na auto organização.
Em alusão a esses 30 anos, a instituição promove na sexta-feira (8), a partir das 17h, a Feira Feminista “Mulheres em Movimento: 30 anos do Centro Feminista construindo o feminismo popular”.
O evento será na rua, aberto ao público, e contará com uma rede de economia solidária liderada pelos grupos de mulheres empreendedoras que comercializarão artesanatos, alimentos e produtos variados. Durante a feira a cultural está garantida com Cabocla de Jurema e Roberta Lúcida, Gaby Viegas e Day Nunes.
“Celebrar os 30 anos do CF8 é rememorar toda a história que construímos ao longo desses anos. Um feminismo popular e que sempre buscou auxiliar na auto-organização e autonomia das mulheres”, afirma Rejane Medeiros, coordenadora técnica do Centro.
HISTÓRIA
Inaugurado no ano de 1993, o Centro Feminista 8 de Março foi fundado como uma das ações voltadas para a instalação da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher (DEAM), na cidade de Mossoró/RN.
Desde então, sua principal missão é a construção do feminismo a partir do fortalecimento dos grupos de mulheres e de sua auto-organização para impulsionar as transformações necessárias na construção de uma sociedade mais igualitária.