Com os reajustes frequentes nas tarifas, a conta de energia tem pesado nos bolsos dos consumidores do Rio Grande do Norte. Só na última semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aumentou em 20,55% a energia elétrica no estado. Na tentativa de economizar, muitos moradores de Apodi/RN estão investindo em energia solar.
Maxuel Costa é empresário e tem um comércio com o pai. Desde quando decidiu apostar nos painéis fotovoltaicos, ele vem sentindo a diferença no orçamento. “A gente estava pagando muito caro na energia, e é um custo benefício rentável, sustentável. A gente aproveitou e fez um estacionamento que serviu de sombra para o clientes, e tem energia para o consumo do comércio e de duas casas, e ainda sobra”, diz Maxuel.
Para 2022, a expectativa da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER) é que essa tendência de crescimento se mantenha.
“Analisando-se dados mais recentes, constata-se que de janeiro a março de 2022, a quantidade de sistemas conectados cresceu 227,8% sobre o primeiro trimestre de 2021, o que parece confirmar até o momento a expectativa de crescimento sobre o setor. Esperamos que o crescimento se mantenha para 2022, devendo continuar a crescer nos próximos anos, porém a taxas mais baixas, considerando até mesmo que a base de comparação vem se ampliando a cada ano”, afirma José Maria Vilar, vice-presidente da APER.
Segundo dados da APER, o interesse pela energia solar cresceu 124% no RN no ano passado. Um crescimento maior do que a média nacional (78%) e a do nordeste (95%). Outro dado da APER diz que 98% dos municípios potiguares contam com ao menos um sistema de energia solar fotovoltaica instalado. Dos 167 municípios potiguares, 164 cidades têm produção de energia solar. Ao todo, são 18 mil domicílios gerando energia elétrica no território potiguar.
Um deles é o do agricultor Lettson Pinheiroz, que viu na energia solar uma alternativa para continuar com a plantação irrigada. “Da maneira que vinha não estava dando mas para trabalhar. É tanto que tem um bocado de terreno aqui tudo parado, né? Porque energia está muito caro. Ai me deram um conselho de colocar essa energia, e graças a Deus eu coloquei e estou muito satisfeito. A diferença é grande, porque o tanto de energia que eu consumo, se fosse para eu pagar hoje seria uns 800, 850 reais… O que eu estou pagando não chega nem em 80 reais”, explica Lettson.
Com informações de Derlândio Jackson