O sol, que é bem característico na nossa região quase o ano todo, pode ser mais perigoso em determinados horários por causa da intensificação da radiação ultravioleta que, em excesso, pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de pele.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia começa neste mês a campanha de prevenção. As ações integram o chamado Dezembro Laranja com o objetivo de conscientizar a população sobre a proteção e os fatores de risco.
De acordo com a dermatologista Liliane Negreiros, no nosso Estado, o índice ultravioleta é sempre muito alto. A campanha se volta para este mês porque “é nosso costume ir mais à praia, por exemplo; estar mais exposto ao sol. A gente precisa da fotoproteção que se dá através de filtro solar, roupas, chapéu, óculos…”. Ela ainda informa que é melhor não se expor das 9h às 15h, quando os raios solares estão mais incidentes.
Em Mossoró, as atividades da campanha foram incorporadas à programação da Festa de Santa Luzia com distribuição de filtro solar e orientações de profissionais. A ideia é que os devotos participem dos festejos conscientes da necessidade de proteção.
No dia 10 deste mês acontece a Corrida de Santa Luzia. O integrante da Comissão de Saúde da Festa, Toninho Almeida, conta que no dia do encontro, a campanha também vai estar presente. Médicos dermatologistas vão falar “sobre a importância da campanha e pra que as pessoas que participam do evento possam compreender a necessidade da proteção”.