A paralisação no atendimento dos anestesiologistas para composição de plantões suplementares no Hospital Regional Tarcísio Maia chega ao fim após acordo com o Governo do Estado que contou com a mediação do Ministério Público do RN.
Desde a semana passada os profissionais que fazem parte da Clínica de Anestesiologia de Mossoró (CAM) reivindicavam o pagamento de nove meses plantões extras que estão em atraso. Em audiência realizada nesta quinta-feira (7) com a CAM, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o MPRN, o Estado se comprometeu a pagar cinco meses em dezembro, além de apresentar um cronograma de pagamento em janeiro.
“Na audiência, o Estado se comprometeu a pagar todas as dívidas com a cooperativa até o mês de agosto; e em janeiro vamos sentar novamente, onde o Estado apresentará o cronograma de pagamento e quando ele será assim feito a partir de então”, explicou Rodrigo Pessoa, promotor de justiça.
Em nota, a CAM falou sobre a audiência e disse que foi liberada uma escala de plantão temporária para o mês de dezembro. “A SESAP ficou com a obrigação de efetuar o pagamento de cinco meses em dezembro de um total de nove meses em atraso. Paralelamente vai apresentar um termo de compromisso no início de janeiro de 2024, com calendário de pagamento dos meses ainda em atraso, com as datas de todos os pagamentos dos plantões de 2024. Esta foi a solução temporária aceita pela classe dos anestesiologistas”.
Ainda segundo a Clínica, caso aconteça descumprimento do acordo por parte do Estado, a prestação do serviço será interrompido de forma total.