Foi lançado na terça-feira (19) pelo Governo Federal, o aplicativo Celular Seguro, que permite o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.
Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados na página do gov.br, por meio do Celular Seguro. O aplicativo permite o cadastro de “pessoas de confiança”.
Ainda, o Celular Seguro está disponível na loja de aplicativos dos smartphones.
Para Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a medida é importante para evitar perdas financeiras. O ministro-chefe destaca que após o bloqueio dos acessos, às notificações para os bancos e linhas de telefone ocorrem de maneira instantânea.
“Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou em postagem nas redes sociais.
Paulo Gomes, bacharel em sistemas de informação e especialista em segurança da informação, comenta que a criação do aplicativo pode dar segurança aos dados de quem é roubado ou furtado.
“O aplicativo inibe os ladrões que roubam celulares, visto que o roubo desses aparelhos é gigantesco. Com o furto de celulares, tem o roubo dos dados bancários e dados gerais, esse acordo entre as agências e o governo federal permite essa segurança”, comenta.
“Mesmo existindo o aplicativo e existindo o roubo, a vítima não deve deixar de fazer o B.O.”, acrescenta.
Para Suzyanne Brito, assistente administrativa, o aplicativo traz segurança. “Já fui assaltada e fiquei com receio dos meus dados vazarem. O aplicativo traz essa segurança para a gente”, fala.
A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com informações da Agência Brasil.