Neste mês de janeiro, o município de Mossoró recebe pela sétima vez a missão “Operação Sorriso”. A programação de atividades começa no próximo domingo (7), a partir das 7h, com realização de triagem dos pacientes inscritos, no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças, no Bairro Santo Antônio.
A “Operação Sorriso” é uma das maiores organizações médicas do mundo. A missão promove atendimentos e cirurgias gratuitas para crianças, adolescentes e adultos com fissuras faciais, como fissura labial e fenda palatina. Nesta edição, a expectativa é que cerca de 60 procedimentos cirúrgicos sejam realizados. Mais de 100 pacientes de todas as partes da região Nordeste do País estão cadastrados.
O início da “Operação Sorriso” em Mossoró acontece com a triagem dos pacientes. O processo é realizado por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, pediatras, cardiologista, cirurgiões plásticos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros profissionais da saúde.
A Prefeitura de Mossoró segue como parceira da “Operação Sorriso”, fornecendo o CER para realização da triagem, exames e apoio alimentício para os pacientes e familiares que estarão participando do processo na cidade. Há também o apoio logístico para o transporte para o time da “Operação Sorriso”.
Na segunda-feira (8), será feito o anúncio dos pacientes selecionados para os procedimentos cirúrgicos. As cirurgias serão realizadas de terça-feira (9) ao sábado (13), no Hospital Wilson Rosado – mais um parceiro da iniciativa em Mossoró.
Nesta sétima edição são cerca de 100 voluntários locais e mais 60 voluntários da “Operação Sorriso” com profissionais da saúde de diversas áreas. Mais informações podem ser obtidas pelos números de telefones: (84) 98751-4776 (Ályda Mendes) e (84) 98165-6819 (Nipson Araújo).