A Prefeitura de Mossoró publicou nesta segunda (2) sanção da lei 3.942/2022, de autoria do vereador Cabo Tony Fernandes, proibindo a soltura de fogos de artifício e pirotécnicos com efeito sonoro (ruidoso) na cidade de Mossoró, com previsão de multa de 1 mil reais para quem descumprir.
O vereador comemorou a notícia que atende a reivindicação de entidades que representam a causa animal, pessoas com deficiência e população em geral, além de proteger o meio ambiente.
“São enfermos, idosos, recém-nascidos, crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, animais como cães e gatos que possuem hipersensibilidade auditiva e que por muito tempo sofreram em razão do barulho produzido por esses artefatos”, comentou Tony Fernandes.
Para quem tem animais, se respeitada essa lei representa um progresso muito grande em defesa dos pets e será um alívio para todos. “É uma pena que mesmo com a lei ainda existem pessoas que não se sensibilizam e continuam soltando fogos barulhentos, principalmente no período das festas juninas”, alerta Gorete Coelho, aposentada e tutora de cinco cachorros.
Gorete conta que os animais sofrem muito com o barulho dos fogos. “Meus pets se incomodam muito quando escutam os fogos, se enfiam dentro de casa, se urinam e muitas vezes deixam a comida”. Além de Negão,10 anos, Fulustreca 12, Godofredo 5, Beni 10 e Lupe José 5, Gorete ainda cuida de um cão de rua, na praça da UPA do Alto de São Manoel, o Caramelo.
Segundo o vereador, Cabo Tony Fernandes, o próximo desafio será na fiscalização. “Faremos campanhas educativas para que essa lei seja uma realidade na vida dos mossoroenses”.
Você precisa fazer login para comentar.