A professora Cláudia Santa Rosa lança o livro “Aprender com a Escola da Ponte: repensar a educação”, nesta quarta-feira (04), dentro da programação da 16ª Feira do Livro de Mossoró, que acontece até a sexta-feira (6), no Campus da UERN. A obra tem origem em sua tese de doutorado em educação, defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir de estudos realizados na revolucionária Escola da Ponte, em Portugal e visa fortalecer projetos educacionais e transformar realidades.
A autora conta que a ideia de transformar seu trabalho em livro veio depois de vivenciar o que propõe a sua tese. “A minha banca de defesa da tese, formada por sete grandes pesquisadores, fez a indicação de publicação por meio de livro. Deixei passar um tempo até para amadurecer a proposta. Só depois que pude vivenciar em duas escolas, o que propõe a tese, ambas com um sucesso extraordinário, que decidi publicar. Muitos professores de vários estados brasileiros e de Portugal, também pediram muito que eu fizesse o livro e então vi que era o momento certo de compartilhar todo esse aprendizado. Já lancei em Natal e agora chegou a vez de Mossoró”, destaca.
O conteúdo da publicação se reveste numa proposta para repensar a educação e diz muito sobre os trabalhos que a autora tem coordenado em escolas do Rio Grande do Norte. O livro é apropriado para gestores educacionais, técnicos, coordenadores, pesquisadores e professores de unidades de ensino públicas e particulares que acreditam no poder transformador da educação e que investem no trabalho com metodologias que promovem a autonomia do aluno em sala de aula e a vivência da cidadania.
“Os leitores vão encontrar não somente um referencial teórico, mas práticas inspiradoras de uma pedagogia que investe na formação cidadã, desde a mais tenra idade. O texto é um diálogo com professores, pais, estudantes da Escola da Ponte e grandes pensadores da Educação, a exemplo de Freinet, Paulo Freire e tantos outros”, afirma Santa Rosa.
O prefácio do livro é assinado pelo renomado professor a nível nacional, Moacir Gadotti, Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire. Segundo ele, a publicação de Cláudia Santa Rosa “nos convida a refletir e a esperançar. Não a esperança como pura espera. Falo da esperança de quem sabe que a realidade é mutável, é construção social e histórica, vê o futuro como possibilidade e não como determinismo, acredita no sonho e, sobretudo, vai à luta por sua concretização. Outra escola é possível”, destaca Gadotti.
Para a autora nunca foi tão apropriado debater educação atualmente. “Há uma flagrante necessidade de debatermos a Educação com propostas concretas. As escolas foram quase asfixiadas com essa pandemia e suas consequências. Vibro com os projetos que muitos estão implementando e compartilham comigo pelas redes sociais e em contatos presenciais. Sou de escola, atuo em escolas há mais de 32 anos e fico feliz de poder ir além dos discursos e propor o que vem fundamentando o meu fazer”, finaliza.
Lançamento do Livro: “Aprender com a Escola da Ponte: repensar a educação”
Data: 04 de maio de 2022
Horário: 16h
Local: Estande da Artbooks – 16ª Feira do Livro de Mossoró no Campus Central da UERN.
Preço do livro: R$ 40
Editora: D’Niro
Você precisa fazer login para comentar.