A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realiza uma ação dentro do programa “Mossoró Rural”, no Assentamento Jurema.
Segundo o órgão, esta será a primeira consultoria do ano. Os apicultores da localidade e da região receberão mudas de espécie nativa para alta produtividade de mel.
A ação está marcada para esta sexta-feira (8), a partir das 8h, e contemplará 17 apicultores. A atividade que será realizada em Jurema dará sequência a consultoria continuada em apicultura. “A preservação das espécies nativas e distribuição de espécie exótica com o objetivo de dar suporte de pastagem apícola”, explicou Charle da Silva Paiva, consultor em Apicultura do Sebrae/RN.
O Centro de Produção de Mudas, mais conhecido como Horto Florestal, produz mudas de espécies florestais e frutíferas. Para a ação serão levadas as espécies florestais. Serão distribuídas, ao todo – 300 mudas, sendo 20 de angico, 30 de trapia, 20 de aroeira, 30 de juazeiro, 50 de ipê, 50 de craibeira e 100 de moringa.
Após a distribuição das espécies, o próximo passo dos apicultores é aproveitar o início da quadra chuvosa para fazer o plantio das mudas no campo.
O consultor detalha como é realizada a consultoria em apicultura para os agricultores beneficiados. A atividade é realizada a cada dois meses. “A cada dois meses os apicultores se reúnem em no assentamento, onde recebem a visita de um consultor externo, onde é discutidos detalhadamente vários assuntos relacionados a apicultura, como, alimentação artificial dos enxames, troca de cera, rainhas etc.”, finalizou.