O Tribunal Regional Federal suspendeu a decisão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acerca da cassação do título de doutorado da Reitora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
A resolução foi votada pelo colegiado do TRF da 5ª Região (TRF-5) nessa quinta-feira (21). A decisão faz parte da manutenção da liminar concedida em 2023 pelo desembargador Edvaldo Batista da Silva Júnior que anula a medida administrativa adotada pela UFRN.
A denúncia do plágio na tese foi formulada em 2020, mas somente em junho de 2023 foi acatada pela UFRN. A medida impôs a Ludimilla Oliveira a retirada do título de doutora e a consequente votação, do Conselho Universitário (Consuni), de pedir a destituição do cargo de Reitora, medida que posteriormente foi suspensa pela Justiça.
Por meio de vídeo nas redes sociais, Ludimilla afirma que “a justiça foi feita”.
“Recebemos uma notícia que vai ficar marcada na história: O TRF5 decidiu favoravelmente, suspendendo a ação que cassava meu título de Doutora pela UFRN.
Quero expressar minha imensa gratidão ao tribunal por essa decisão justa e imparcial. Também não posso deixar de agradecer ao dr. Marcos Lanuce, advogado de Mossoró, que teve uma atuação brilhante neste processo, atuando com muito zelo e empenho.
Aos amigos e familiares que estiveram ao meu lado durante toda essa caminhada, me apoiando e dando forças para continuar lutando: vocês também foram fundamentais!
Com fé em Deus, a vitória de hoje será mais uma peça fundamental para a nossa reeleição no dia 4 de Abril!”, disse.