Duas jovens que concluíram o ensino médio na Escola Estadual Rui Barbosa, escola pública de Tibau, foram selecionadas para representar o Rio Grande do Norte na International Science and Engineering Fair (Regeneron ISEEF), que acontecerá em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, de 11 a 17 de maio.
Sob a orientação da professora Yandra Thais Rocha da Mota, Alice Keroly Diógenes Araújo e Mayara Louise de Oliveira Silva, apresentarão o projeto Sea Sponge, que tem como proposta “a produção de uma esponja 100% natural a base da fibra do coco e da casca do camarão para a retenção de óleo na água”, como explica Alice.
A ideia de cuidar do ambiente onde vivem é o que motivou as estudantes. “Ele surgiu (o projeto) a partir de uma observação feita no nosso cotidiano. A gente mora numa praia que é muito bonita, a praia de Tibau, bastante visitada pela população de Mossoró, da região, e é uma praia que é principalmente mais visitada ainda no período de veraneio.”, explica Alice Keroly. O intuito das pesquisadoras é contribuir para a limpeza da água, desde aquela usada em casa até às praias que sofrem constantes contaminações por óleo.
Como todo cientista, as estudantes precisaram de paciência e muita pesquisa para conseguirem que a esponja fosse eficiente. “Um dos primeiros desafios foi a gente ter noção de como seria o desenvolvimento da esponja, porque antes de surgir de fato a esponja, a gente teve que fazer diversas pesquisas pra poder desenvolver da forma correta. (…) Antes a gente teve que transformar o extrato do camarão em pó e depois transformar em gel para assim conseguir transformar em esponja”, relata Mayara Louise.
Após vários testes, o projeto deu tão certo que se destacou em várias feiras, até ser credenciado para participar da maior feira de ciências do mundo.
Yandra foi a professora responsável pela orientação do projeto e vai acompanhar as estudantes na viagem. Para ela, ver onde o trabalho das alunas chegou é motivo de orgulho. “A gente não esperava chegar na maior feira do mundo, então apesar de ter um pouco de ansiedade, estou bastante confiante e também estamos aguardando bons resultados nessa feira de Los Angeles”, desabafa.
Ambiciosas, as alunas esperam que a esponja criada em Tibau ajude a transformar a preservação do meio ambiente. O Instagram do projeto é o @seaspongeprojeto.
Você precisa fazer login para comentar.