No terceiro dia da Missão Internacional na Bélgica, realizado nessa quarta-feira (15), representantes da região Nordeste do Brasil firmaram parcerias e apresentaram propostas na área de transição energética. A primeira agenda do Consórcio Nordeste contou com a presença da Princesa Astrid da Bélgica, ministros e empresários belgas no Palácio d’Egmont, em Bruxelas. Durante o encontro, foi anunciada uma missão ao Brasil em novembro, envolvendo cerca de 300 empresários belgas, com o objetivo de conhecer projetos brasileiros e fomentar relações comerciais entre os países.
Em reunião com o Comissariado da União Europeia para Parcerias Internacionais, a governadora Fátima Bezerra, presidente do Consórcio Nordeste, defendeu o estreitamento das relações diretas da União Europeia com os estados do Nordeste na construção de uma agenda comum em torno da transição energética justa, inclusiva e sustentável. Ela destacou o apoio efetivo dos países membros do bloco econômico europeu ao Fundo da Caatinga.
“Acreditamos que, com a parceria da União Europeia, dos Estados Membros e da forte indústria europeia, podemos desenvolver uma inovadora e avançada indústria de baixo carbono, para atender à demanda global, garantindo uma transição energética justa e realmente descarbonizar a economia mundial”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. Ela ressaltou que o Nordeste responde atualmente por mais de 80% de toda a energia eólica e solar gerada no Brasil, com um potencial mapeado de 1.000 Gigawatts de energia eólica, tanto em terra quanto offshore.
A comissária europeia responsável pelas parcerias internacionais, Jutta Urpilainen, enfatizou a importância de uma transição energética justa e sustentável, alinhada com a segurança, o desenvolvimento e o bem-estar de todos os cidadãos. “É extremamente importante que a transição energética esteja em total consonância com os anseios dos países que integram a União Europeia”, destacou a executiva.
O encontro culminou com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Consórcio Nordeste e a ApexBrasil, visando promover exportações, atrair investimentos estrangeiros e fortalecer a imagem e o comércio entre o Nordeste e os países parceiros. Participaram da reunião os governadores Elmano Freitas (CE), Fábio Mitidieri (SE), Jerônimo Rodrigues (BA), Paulo Dantas (AL), Rafael Fonteles (PI), o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, o presidente da Apex, Jorge Viana, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o vice-presidente executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič, e o coordenador de assuntos estratégicos da UE para o continente americano, Brian Glynn.
Consórcio Nordeste e Meio Ambiente
Desde setembro de 2023, o Consórcio Nordeste tem firmado parcerias e avançado em iniciativas sustentáveis. A parceria com o Banco Mundial visa a criação de cadeias de valor e um polo de Hidrogênio Verde (H2V), consolidando o Nordeste como um centro de economia sustentável. Em novembro, foi proposta a criação do Fundo Caatinga, destinado à preservação do bioma. Em abril deste ano, a criação do Fundo Caatinga foi formalizada, com avanços na sua implementação.
Missão Oficial
A missão oficial na Europa seguiu nessa quinta-feira (16) para Berlim, onde o Consórcio Nordeste participou do seminário “Brazilian Northeast: Green Industry and Energy Transition Investment Opportunities”. O evento foi uma oportunidade para apresentar as potencialidades da região e atrair investimentos para a indústria verde e a transição energética.