A Prefeitura de Mossoró está promovendo neste sábado (18) mais um “Dia D” de vacinação, oferecendo imunizantes contra Influenza, febre amarela e dengue em diversos pontos da cidade. A aplicação das vacinas começou às 7h e segue até as 12h, 16h e 18h, dependendo do local.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Edgard Burlamaqui (Centro Clínico Evangélico), Dr. Lucas Benjamin, Dr. Cid Salem, Dr. José Leão, Marcos Raimundo Costa, Vereador Lahyre Rosado e na Escola Estadual Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, a vacinação ocorre até às 12h. Nas UBSs Maria Soares da Costa e Dr. Chico Costa, o atendimento será até as 16h. No Partage Shopping, a vacinação continuará até às 18h.
- Vacina contra Influenza: Disponível para todos acima de seis meses de idade.
- Vacina contra Febre Amarela: Indicada para pessoas de nove meses a 59 anos.
- Vacina contra Dengue: Destinada prioritariamente a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, destacou a importância da vacinação: “Mais um ‘Dia D’ e convidamos a população a comparecer para colocar em dia sua dose da vacina contra a febre amarela, Influenza e ainda dengue para o público-alvo de 10 a 14 anos. Durante toda a semana, quem não conseguir vir no sábado, pode procurar uma de nossas UBSs”.
O casal Maria do Carmo e Gilvan Ferreira aproveitou a manhã deste sábado (18) para atualizar seu esquema vacinal na UBS Dr. Chico Costa, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio. “É muito importante, porque é uma prevenção. Eu não sei por que tanta resistência de grande parte da população em não querer tomar as vacinas. Desde a década de 1970 até agora, muitas doenças foram praticamente extintas, como o sarampo e a varíola, por conta dos imunizantes. Eu digo então que venham, porque eu já tomei todas”, afirmou Gilvan Ferreira.
Maria do Carmo ressaltou a importância de combater a desinformação: “As pessoas deixam de vir porque há muitas fake news, dizem que não serve de nada, porque como é que tem vacina e o povo adoece? Gente, pelo amor de Deus. Quando vem, é fraca, uma gripe fraca. Quem não toma vacina, a gripe é complicada”.
A Secretaria de Saúde de Mossoró informa que a vacinação continuará durante toda a semana nas UBSs, para aqueles que não puderem comparecer no “Dia D”. A iniciativa visa garantir a proteção da população contra doenças preveníveis e reforçar a importância da vacinação como medida de saúde pública.