A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã deste sábado, 18 de maio, uma mobilização na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), reforçando a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade faz parte da campanha “Maio Laranja” e contou com a participação de alunos do programa “Jovem do Futuro”.
Priscila Martins, gerente de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), destacou a importância da campanha. “Estamos aqui na Praça do Pax com uma blitz educativa para mostrar à população os canais de denúncia e atendimento de crianças, adolescentes e famílias que sofrem violência”, afirmou.
Diversas entidades, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Tutelar e Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participaram da mobilização. Foram distribuídos panfletos, expostas faixas e realizada uma blitz educativa.
Lara Costa, presidente da Comissão de Assistência à Criança, ao Adolescente e Idoso da OAB Mossoró, comentou sobre a importância da campanha. “Hoje a gente está aqui para conscientizar toda a população sobre a importância da campanha ‘Maio Laranja’, para difundir a ideia do combate ao abuso e à exploração sexual. A OAB, em parceria com o município de Mossoró, vem difundindo várias campanhas de conscientização”, disse.
Jennifer Jemayma, conselheira tutelar da 34ª zona, reforçou a necessidade de denúncia.“Nosso papel nesse momento é de orientar e conscientizar toda a sociedade sobre a importância da campanha, de se falar sobre o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Nós temos um mês de várias ações nas escolas, nos CRASs, e gostamos sempre de frisar que todas as denúncias relacionadas a qualquer direito violado são anônimas. Existe um número nacional, que é o Disque 100″, afirmou.
Participação do “Jovem do Futuro”
Alunos do programa “Jovem do Futuro” participaram da mobilização em vários pontos da cidade. Maria Eduarda Rodrigues, monitora do Polo Piquiri, enfatizou a relevância do envolvimento dos jovens. “É muito importante nós enfatizarmos essa questão, principalmente com os nossos jovens, que são o nosso futuro”, apontou.
Gildevan Clementino, participante do programa, destacou a importância da conscientização. “O 18 de maio é muito importante. Nessa panfletagem, a gente pode informar as pessoas sobre como realizar a denúncia, caso elas conheçam alguém que está passando por isso”, disse. Gabrielly Nunes, outra aluna, falou sobre a importância do programa. “O ‘Jovem de Futuro’ para mim está sendo muito bom. Tanto que agora eu sei investir meu dinheiro, sei mais sobre minha profissão, porque tem um curso específico sobre ela, que é a Mecânica”, concluiu.