O Julho das Pretas será inaugurado com um sarau promovido pelo Coletivo Pretos, na próxima terça-feira (2), a partir das 18h, na calçada da Ébanos, que fica na Rua Manoel Cirilo, 784, Bairro Boa Vista. Idealizado para reunir e fortalecer a comunidade preta e negra da cidade, o evento é gratuito e contará com palco aberto.
O sarau visa colocar o racismo e o apoio à comunidade preta no centro da discussão, através de apresentações teatrais, leitura de trechos de livros de autores pretos ou com histórias pretas, e vivências culturais com rodas de capoeira e coco. A iniciativa busca abrir o debate racial e combater o ódio gratuito, convidando tanto pessoas pretas quanto não pretas a participar.
Idealizado pelo Coletivo Pretos, o sarau tem o objetivo de resgatar a cultura de ancestralidade e proporcionar um espaço de diálogo e fortalecimento da comunidade preta. O evento promete uma noite rica em cultura e reflexão, aberta a todos que desejam se envolver e aprender sobre a importância da luta contra o racismo.