Esta semana viralizou nas redes sociais um vídeo de um piloto criticando a extensão da pista do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro/RJ. O comandante brinca que com os passageiros para se prepararem para o pouso “seja na pista ou na água”. A crítica é por que a pista do aeroporto carioca é considerada muito curta para a quantidade de vôos que recebe. É uma das pistas mais curtas do Brasil numa das paisagens mais lindas de aterrissagem do mundo. A pista principal tem 1.323 metros.
Aqui em Mossoró, a pista de pouso do Aeroporto Dix-Sept Rosado tem 2.000 metros de extensão, e 30 metros de largura. É considerada uma pista de bom tamanho para aviões de médio porte. O pouso do modelo ATR-72 usado pela Azul para operar aqui pousa facilmente. Na pior condição possível, ou seja lotado, em dias quentes e com os tanques cheios, a aeronave precisaria de uma pista com 1.650 metros para pousar em segurança.
Só pra ter uma base de comparação, a pista principal do Aeroporto Internacional do Galeão tem 4.000 metros – o dobro da pista mossoroense. O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (11º na lista de maiores pistas) conta com um espaço de pouso de 3.000 metros.