Aconteceu entre junho, julho e início de agosto, no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, a edição 2024 do CAWCINE, um festival audiovisual carioca, que tem como propósito veicular e incentivar a produção de obras que abordem temáticas ambientais.
O CAWCINE é um festival promovido em escolas, espaços culturais, nas ruas e em diversas praças da cidade. Como parte da divulgação dos filmes, organizadores do evento espalham cartazes em pontos estratégicos e ofertam um cinema a céu aberto, para pessoas em situação de rua e a população em geral.
Exibição de filmes em praça pública, para pessoas em situação de rua. Foto: divulgação.
Toda a programão possui classificação livre, gratuita e além de discutir propostas em prol da conservação do meio ambiente, debate assuntos diversos. A edição 2024 da iniciativa, foi fomentada pela Lei Paulo Gustavo e pela secretaria de cultura de São Gonçalo/RJ.
Produções audiovisuais potiguares
Este ano, o CAWCINE contou com duas produções audiovisuais mossoroenses. Os documentários “Acrevi – O Incêndio” e “A Cor do Meu Orgulho”, do jornalista e produtor audiovisual Alexandre Fonseca, foram selecionados entre 9754 obras recebidas pela comissão avaliadora. É a segunda vez que Fonseca tem produção audiovisual independente exibida no estado fluminense. Em 2015, o documentário “Lembrança – Do idoso ao abrigo”, do qual fez parte da equipe, trouxe o prêmio nacional de melhor produto do gênero no Intercom, que ocorreu na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
“Estou muito feliz pela oportunidade e seleção dos dois documentários. Espero que tenham gerado algum significado pra quem assistiu. Que mais produções potiguares ganhem a chance de ultrapassar o Nordeste e serem exibidas em várias regiões do país”, celebra Fonseca.
Documentário “Acrevi – O Incêndio”
A produção retrata o episódio do dia 15 de setembro de 2019: o dia do incêndio que devastou toneladas de materiais recicláveis, causando grandes prejuízos para os catadores da Associação Comunitária Reciclando para a Vida. Assista na íntegra no player abaixo:
Documentário “A Cor do Meu Orgulho”
Produto audiovisual mais recente do jornalista. O racismo é apresentado pela visão de pessoas que já passaram por situações de preconceito. Também pode ser assistido pelo player abaixo:
Esses e outros documentários, estão disponíveis no Canal do YouTube: AF Produções Potiguares. Já todas as ações realizadas pelo festival, estão publicadas no Instagram: @cawcinerj.
Você precisa fazer login para comentar.