Neste domingo (18), cerca de 2,1 milhões de pessoas em todo o país se dirigem aos locais de prova para participar do primeiro Concurso Público Nacional Unificado. O certame, que oferta 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal, é o maior concurso público já realizado no Brasil.
Os portões foram abertos às 7h30 e fechados às 8h30, no horário de Brasília, com o início das provas marcado para 9h. Os candidatos terão duas horas e 30 minutos para responder às questões no período da manhã, com término previsto para 11h30. Para aqueles que solicitaram atendimento especial com tempo adicional, o encerramento será às 12h30.
No turno vespertino, os portões reabrem às 13h e fecham às 14h, com o início das provas às 14h30. Os participantes terão três horas e 30 minutos para completar a avaliação, até às 18h, ou às 19h para os que solicitaram tempo extra.
Os candidatos se inscreveram em blocos temáticos específicos, com blocos de 1 a 7 exigindo formação superior, e o bloco 8 para candidatos de nível médio ou técnico.
O cronograma completo das próximas etapas do concurso pode ser acessado no site do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI). O resultado final está previsto para 21 de novembro, e as convocações para posse e cursos de formação devem ocorrer em janeiro de 2025.