Se alguém bocejar perto de você, não vai demorar muito até que você sinta vontade de fazer o mesmo. Mas por que será que isso acontece? É só sentir sono que ele aparece. O bocejar é um ato corriqueiro, incontrolável e não raramente acompanhado de uma boa espreguiçada no corpo. Na maioria das vezes, é um sinal de cansaço ou tédio.
Especialistas explicam que existem dois tipos de bocejo. O espontâneo, que é esse causado pela sonolência, e o contagioso, que acontece em resposta ao pensar, falar ou ver um bocejo. Existe evidência de que o bocejo está relacionado ao fenômeno dos neurônios-espelhos, responsáveis por copiar o comportamento do outro animal só de vê-lo fazendo. Essas estruturas permitem o aprendizado por imitação e outras características importantes, como a empatia.
De acordo com esses especialistas, o bocejo é contagioso porque tem muito a ver com a empatia. No reflexo, estamos em situação parecida com a primeira pessoa que bocejou.
Em um estudo, 24% dos participantes bocejaram ao serem expostos à imagem de outras pessoas bocejando. Essas mesmas pessoas passaram por testes psicológicos de empatia e, na média, pontuaram mais alto do que aqueles que não bocejaram.
E se você quiser rever essa informação e várias outras é só acompanhar o Portal TCM Notícia ou o Instagram @saudeebemestar_tcm10.