O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern) 2024 será realizado em Caicó, em vez de Mossoró, por falta de teatros disponíveis na cidade. A decisão foi confirmada pela UERN, levando em consideração a interdição do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, que permanece fechado desde o princípio de incêndio ocorrido no foyer no dia 25 de fevereiro. O incidente foi causado por um curto-circuito no sistema de ar-condicionado, conforme informou a Prefeitura de Mossoró à época. Desde então, o teatro não tem agendado eventos culturais.
Além disso, o Teatro Lauro Monte Filho, outro importante espaço cultural de Mossoró, passará por obras de revitalização para abrigar o Centro Cultural Banco do Nordeste. De acordo com Enedina, responsável pelo setor de pautas, as programações foram canceladas e, desde março, não há novos agendamentos. Ela informou em abril que as obras de adaptação do prédio deveriam durar cerca de cinco meses.
Com os dois principais teatros de Mossoró indisponíveis, a UERN optou por transferir o 18º Festival de Teatro da Uern para o município de Caicó, onde a universidade também possui um campus. O evento deverá ocorrer no Centro Cultural Adjuto Dias, que será o palco das apresentações. A universidade ainda precisará organizar a logística para o transporte dos estudantes de Mossoró e de outras cidades da região até Caicó, já que a maioria dos participantes do festival é oriunda de Mossoró.
Este ano, o festival acontecerá entre os dias 21 e 25 de Outubro. O Festuern, criado em 2003, é um programa interdisciplinar de teatro escolar promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UERN. O evento visa promover e valorizar manifestações artístico-culturais nas escolas e na universidade, contribuindo para a formação integral dos estudantes e o reconhecimento desses espaços como centros de produção de cultura e conhecimento.
Você precisa fazer login para comentar.