A Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) está realizando nesta sexta-feira (20), mais uma captação de órgãos, em Mossoró. O trabalho é realizado Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Regional Tarcísio Maia.
Estão sendo captados 5 órgãos, sendo 2 rins, 1 fígado e 2 córneas. Esta é a quarta captação regulada pela Sesap neste ano, aqui no estado.
“Estamos hoje aqui realizando essa captação, graças a uma família que foi generosa, nesse momento de dor. Com esse ‘sim’, estaremos conseguindo tirar cinco pessoas da fila de transplantes, reduzindo esse número tão alto de pacientes que aguardam na fila’, afirmou Tathiany Paloschy, enfermeira do CIHDOTT.
Através da captação, a equipe irá transportar o fígado para a cidade de Fortaleza-CE, os rins para o estado de Minas Gerais e as córneas para a capital, Natal. O trabalho de captação segue acontecendo até às 14h.
O CIHDOTT é a unidade de referência no trabalho de captação de órgãos, na rede da Secretaria de Estado da Saúde Pública. O trabalho é realizado há mais de dez anos. Atualmente, a Sesap regula a captação de órgãos, principalmente, em duas unidades da rede estadual: o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal.
No HRTM, a captação de múltiplos órgãos é realizada em pacientes com diagnóstico de morte encefálica, após o consentimento da família. O diagnóstico de morte encefálica é crucial no processo de doação, pois alguns órgãos precisam ser removidos antes da parada cardíaca para que o transplante seja viável.
No primeiro semestre deste ano, o Rio Grande do Norte apresentou um aumento de quase 25% no total de transplantes realizados, com 198 procedimentos. Os dados são da Central Estadual de Transplantes da Sesap.