O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou hoje (8) o afastamento do vereador Isaac da Casca (MDB) por mais 31 dias. Com essa decisão, o suplente Ricardo Alexandre Vale da Silva, popularmente conhecido como “Kadinho” (Rede), será convocado para assumir a vaga na Casa Legislativa.
O ato de convocação, assinado pelo presidente da Câmara, Lawrence Amorim (PSDB), já foi enviado para publicação (Ato da Presidência nº 6/2024). O ato deve ser publicado até amanhã, e, em seguida, a Câmara aguardará a entrega da documentação necessária pelo suplente para agendar a posse.
Kadinho, que obteve 936 votos nas eleições de 2020, ficou inicialmente na segunda suplência do DC. Ele ascendeu à primeira suplência em maio de 2023, após a posse de Marrom Lanches (atualmente no União Brasil), que ocupou a vaga de Larissa Rosado, cujos votos foram anulados pela Justiça Eleitoral.
Isaac da Casca está atualmente em sua segunda licença da Câmara para exercer o mandato de deputado estadual, devido ao afastamento temporário do deputado Adjuto Dias (MDB). Sua primeira licença de 30 dias terminou em 20 de setembro, e a atual, aprovada hoje, terá validade de 21 de setembro a 21 de outubro. Como o afastamento é superior a 30 dias, a convocação do suplente se faz necessária, conforme o Regimento Interno da Câmara.
A assessoria da Câmara Municipal informou que ainda não há uma data definida para a posse do suplente. “Hoje a Câmara editou um ato convocando o suplente. Esse ato será publicado até amanhã no diário oficial, e a partir daí, o suplente deverá apresentar a documentação necessária. Acreditamos que ele já a tenha. Assim que a documentação for conferida e estiver tudo em ordem, a posse será agendada, possivelmente ainda esta semana”, explicou a assessoria.