O Rio Grande do Norte tem hoje 48.413 servidores efetivos ativos. O número pode até parecer alto, mas é o mais baixo dos últimos cinco anos. Em 2018, o quadro mostrava que o estado tinha 51.570 servidores – 6,52% maior do que o quadro atual. Os dados foram enviados pelo Governo do Estado através de um pedido de Lei de Acesso a Informação.
A situação é considerada preocupante até mesmo para membros do governo. Até o mês de abril, o Governo do RN tinha 12.107 pensionistas e 44.603 inativos. Somados os aposentados e pensionistas representam 52,23% de todos os servidores, ou seja, mais do que o número de ativos. O governo atualizou o Plano Plurianual, que define as prioridades do governo para o período de quatro anos, e previu novos concursos para diversas secretarias e órgãos de administração indireta.
Este é um dos motivos pelo qual já existe programação para outros concursos a serem realizados em 2023. O mais adiantado é o concurso da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte. O Instituto AOCP (Assessoria em Organização de Concursos Públicos) será responsável pela organização, realização, processamento e divulgação de resultado final do concurso público para os cargos efetivos na Fundase.
Quando analisamos a entrada de novos servidores nos últimos anos, vemos que as Secretarias de Saúde e de Educação, maiores na estrutura estadual, continuam recebendo a maioria das novas vagas. A Sesap teve a entrada de 2.670 entre 2019 e 2022, enquanto a Secretaria de Educação contou com novos 2.619 servidores. Outro destaque foi a Polícia Militar que teve 1.373 novos policias.
Sobre o concurso da Fundase
O concurso da Fundase/RN terá vagas para os níveis médio e superior distribuídas entre Natal/Parnamirim, Mossoró e Caicó. Das 577 vagas, 61 serão para o cargo de analista socioeducativo, com exigência de nível superior em Serviço Social (23); Pedagogia (15); e Psicologia (23). Também com exigência de nível superior, em qualquer curso, serão ofertadas 420 vagas para o cargo de agente socioeducativo. Serão 250 oportunidades para Natal/Parnamirim, 115 para Mossoró e 55, Caicó.