Com informações da Agência Brasil
Nessa terça-feira (05), o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, anunciou a criação de um programa para ajudar passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neurodivergências no deslocamento pelos aeroportos. A expectativa é implantar 20 salas especiais para este público até 2026.
De acordo com o Ministério, os espaços terão adaptações voltadas aos cerca de 200 mil passageiros com essas características, que circulam anualmente pelos aeroportos brasileiros, além dos seus familiares.
Durante a cerimônia de lançamento do programa, o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, confirmou a instalação das salas nos principais aeroportos do Brasil. Atualmente, existem quatro salas multissensoriais instaladas em aeroportos no país.
Neste mês de novembro, a expectativa do Ministério de Portos e Aeroportos é inaugurar uma sala no Aeroporto de Natal. Outras seis salas deverão ser implementadas nos principais aeroportos do país até o primeiro trimestre de 2025.
Integrada ao programa Viver sem Limites II, a iniciativa é inspirada em duas experiências de salas sensoriais instaladas pela Concessionária Zurich Airport, empresa que opera atualmente no Aeroporto de Natal. A concessionária possui salas multissensoriais nos aeroportos de Florianópolis, em Santa Catarina, e Vitória, no Espírito Santo.
Você precisa fazer login para comentar.