“Eu não me lembro de um momento em minha vida em que não estivesse lendo uma história em quadrinhos ou desenhando uma”, é assim que o mossoroense Luckas Iohanathan define a sua paixão pelos gibis.
Egresso do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o artista gráfico de 30 anos é um dos finalistas do Prêmio Jabuti de Literatura 2024, com a HQ “Como Pedra”.
Na história em quadrinhos, Luckas apresenta uma narrativa profunda e comovente, que mergulha nas entranhas da miséria humana e da maternidade resiliente. A produção do mossoroense, publicada pela editora Comix Zone, recebeu Menção Honrosa no 1º Prêmio Latino-Americano de Quadrinhos, em 2022.
“Eu diria que ‘Como Pedra’ representa ver o sofrimento da vida por outro ângulo. Não olhar para todo o sofrimento com um olhar de derrota, mas sim, aceitar tudo isso e ser capaz de seguir em frente”, afirmou Luckas.
A seleção da sua criação como uma das obras finalistas do principal prêmio literário do país foi motivo de orgulho para o publicitário.
“Nem sei explicar, é uma mistura de alegria com surpresa, fazer quadrinhos é um trabalho longo e solitário, então nunca se sabe se vai funcionar, então ser finalista de um prêmio tão prestigiado significa que estou no caminho certo”, afirmou.
Luckas também é autor de outras produções premiadas. O Monstro Debaixo da Minha Cama, sua primeira obra, foi publicada gratuitamente na internet em 2020 e indicada ao 33º Troféu HQMix nas categorias Publicação Independente de Edição Única e Novo Talento Roteirista, e venceu a 2ª Edição do Prêmio Geek de Literatura em 2023. Seu segundo quadrinho, Enterrei Todos No Meu Quintal, também publicado de forma on-line, foi finalista da mesma premiação no ano anterior.
A cerimônia de premiação do Prêmio Jabuti 2024 será realizada no dia 19 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, serão definidos os vencedores em 22 categorias. Luckas Iohanathan concorrerá com outros quatro finalistas. A premiação é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Você precisa fazer login para comentar.