A Câmara Municipal de Mossoró realiza nesta quinta-feira (28) o IV Seminário Vidas Negras. O evento surgiu através de um projeto de lei de autoria da vereadora Marleide Cunha (PT) em 2021 e tem como objetivo criar espaço de debate, reflexão e sugestão de políticas públicas que produzam mudanças de atitudes na sociedade e na vida dos negros e negras. Nesta edição, o Seminário terá como tema “Memória, Herança e Ancestralidade Negra”.
Um dos destaques deste ano é o projeto de extensão Procurando Rafael, do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), coordenado pela professora Dra. Aryana Costa. A iniciativa revisita as narrativas da abolição da escravatura em Mossoró, por meio de banners criados pela artista Geovanna Coelho, e destaca a exclusão das pessoas negras na memória oficial da cidade.
O evento também contará com a exposição Mulheres, da artista Luíza Oliveira, e a participação de diversos coletivos e instituições, como o grupo Direito e Raça, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o coletivo Pretas, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi-IFRN), além de representações de religiosidades de matriz africana e afroempreendedores(as).
Durante o Seminário, será entregue o Troféu Vidas Negras, que reconhece pessoas negras que se destacam na luta pela valorização da memória e dos direitos da população negra.