Durante o final de semana, Mossoró registrou precipitações em diferentes bairros, com volumes variados conforme medições realizadas por pluviômetros instalados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e pela estação meteorológica da UFERSA. A leitura mais expressiva foi no bairro Costa e Silva, onde a chuva acumulou 27 milímetros, enquanto o registro total na estação da UFERSA alcançou 30 milímetros.
De acordo com a Seadru, os dados pluviométricos foram os seguintes: no bairro Alto da Conceição, o equipamento manual registrou 14,6 mm; no bairro Barrocas, o pluviômetro automático aferiu 10,7 mm; e no Aeroporto, o acumulado foi de 5,3 mm. A chuva mais intensa ocorreu na tarde deste domingo (9), principalmente na zona Leste da cidade.
O fenômeno está relacionado às mudanças climáticas que vêm ocorrendo no estado desde a semana passada, com chuvas registrando acumulados de até 65 milímetros em algumas regiões do Rio Grande do Norte. Ontem (8), a formação de um cavado — uma área alongada de baixa pressão com ventos no sentido horário — contribuiu para as precipitações em Mossoró, caracterizando uma condição favorável às chuvas.