A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), realizou nessa terça-feira (11) a leitura da mensagem anual na Assembleia Legislativa do Estado. A gestora destacou as ações desenvolvidas ao longo de 2024 e o planejamento para este ano.
“Agora, 2025, é um ano de colheita de tudo que plantamos com muito esforço diante de todos os obstáculos”, afirmou a governadora.
Na área de Segurança, a governadora destacou a redução de 45% no número de roubos, de 2019 até 2024, e a diminuição de 22,15% no número de homicídios no ano passado. Segundo o levantamento apresentado, o RN foi o primeiro estado do Nordeste e o quarto do país que mais reduziu homicídios em 2024.
Fátima também confirmou que dará continuidade ao Programa de Restauração de Rodovias Estaduais em 2025, com destaque para a duplicação da BR-304. A publicação do edital de licitação está prevista para 30 de abril, com contratação das obras em agosto e início da execução já em setembro. Nesta primeira fase, serão contemplados 97 km, abrangendo o trecho de Mossoró a Assú e do entroncamento com a BR-226 (no final da Reta Tabajara) até as proximidades de Riachuelo. O investimento total é de R$ 700 milhões.
Sobre a Educação, a governadora destacou o investimento em construção, reforma, ampliação, manutenção e aquisição de equipamentos em 131 escolas da rede estadual, incluindo as 10 unidades dos IERNs. A expectativa é de que ainda neste primeiro semestre, novas unidades dos IERNs estejam em funcionamento nos municípios de Areia Branca e Santana do Matos. Quanto a Mossoró e São José de Mipibu, em breve o edital será lançado. Além disso, ela também assegurou a nomeação dos aprovados no concurso público para o magistério em julho deste ano.
Na área da Saúde, Fátima Bezerra ressaltou investimentos no Hospital Regional Tarcísio Tarcísio Maia e no Hospital da Mulher, em Mossoró. Segundo ela, a previsão é de que a partir do segundo semestre deste ano, o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia inicie a realização de partos.