A Operação Sorriso deste ano começou a ser preparada em Mossoró. Quem tem ou possui algum parente com fissura labiopalatina já pode realizar o cadastro para participar da triagem. As cirurgias são totalmente gratuitas.
O projeto é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, reunindo cerca de 6 mil profissionais da área da saúde de 80 países. A Operação Sorriso tem mudado a qualidade de vida e a autoestima de centenas de pessoas, atuando por meio de missões humanitárias, onde realiza atendimentos e cirurgias gratuitas para crianças e adultos com fissuras faciais, como fissura labial e fenda palatina.
Neste ano, a missão que percorre o mundo chega a Mossoró com novidades. “A Operação Sorriso tem uma edição especial em todo o mundo que é para incentivar as mulheres na medicina. Então, esse ano no Brasil, essa edição de Mossoró vai ser composta só por mulheres. Todo o time profissional, todas as voluntárias médicas, todas serão mulheres, 100%.”, conta Nipson Araújo, Coordenador local da Operação Sorriso.
Anestesistas, cirurgias plásticas, pediatras, fonaudiólogas, psicólogas, enfermeiras. Todo o time de profissionais que irão participar da missão será feminino. Para completar, este ano as cirurgias serão no Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia.
Para participar, o primeiro passo é o interessado se cadastrar no site operaçãosorriso.com.br para que os profissionais saibam as necessidades dos pacientes. “Se a família, o paciente puder no dia da triagem levar exames sanguíneos atualizados, já ajuda bastante para que a equipe médica possa avaliar os exames dessa pessoa. Mas se ela não quiser se cadastrar e não souber a tempo todas as pessoas podem ir para o Hospital da Mulher no dia 26 e participar da triagem.”, explica Nipson.
Na segunda-feira, 26 de maio, às 8h da manhã, no ambulatório do Hospital da Mulher, acontecerá a triagem, onde todas as pessoas de Mossoró e região podem participar. No dia 27 será o anúncio das pessoas que foram contempladas com a cirurgia.
“Porque como é um mutirão cirúrgico, às vezes tem uma criança que está abaixo do peso ou tem uma criança que está com alguma infecção sanguínea, então não pode fazer a cirurgia. Então nós vamos selecionar os pacientes com aptidões físicas. Na terça-feira já vão se internar os primeiros pacientes. E na quarta, quinta, sexta e sábado pela manhã acontecerão as cirurgias.”, explica o coordenador.

Você precisa fazer login para comentar.