A Prefeitura de Mossoró informou que, a partir do dia 1º de abril, os novos radares, redutores de velocidades e equipamentos de videomonitoramento instalados em pontos da cidade entrarão em funcionamento.
O município argumenta que a adoção da fiscalização eletrônica é necessária diante do número de casos de acidentes registrados em Mossoró. De acordo com os dados coletados pela Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, somente neste ano, já foram contabilizados 1.042 acidentes na cidade, com 948 vítimas, o que representa uma média de aproximadamente 11 acidentes por dia.
A prefeitura também ressalta que cidades que adotaram o monitoramento eletrônico já registram redução significativa no número de acidentes. Em Fortaleza-CE, por exemplo, de acordo com dados coletados pela secretaria, a readequação da velocidade nas vias resultou em uma queda de 64,5% nos acidentes fatais. Já em Natal, vias monitoradas por radares tiveram redução expressiva de ocorrências, com destaque para a Rota do Sol, onde os acidentes diminuíram 84,6%.

Os radares estarão em funcionamento na Avenida Presidente Dutra, próximo à antiga AABB e nas proximidades da Igreja do Alto de São Manoel; na Avenida João da Escóssia, próximo ao Estádio Municipal; na Rua Melo Franco, perto do cemitério; e na Avenida Rio Branco com Rua Seis de Janeiro. Os locais foram escolhidos com base nos dados de acidentes e na necessidade de reforçar a segurança viária.
Já os novos equipamentos de videomonitoramento serão instalados nos seguintes pontos:
– Rua Santos Dumont com Rua Coronel Gurgel
– Avenida Alberto Maranhão com Avenida Augusto Severo
– Avenida Dix-sept Rosado com Travessa Martins de Vasconcelos
– Avenida Santos Dumont com Rua Coronel Vicente Sabóia
– Rua Coronel Gurgel com Rua Alfredo Fernandes
– Avenida Rio Branco com Rua Frei Miguelinho
– Avenida Rio Branco com Avenida Augusto Severo
– Avenida Rio Branco com Rua Felipe Camarão
– Rua João Marcelino com Avenida Diocesana
– Avenida Jerônimo Dix-neuf Rosado com Rua Doutor Mário Negócio.
“Esses equipamentos têm como principal objetivo promover o respeito à vida e o controle de velocidade, garantindo um amparo legal para a segurança no trânsito. Diante de um cenário de desrespeito às normas e do crescente número de mortes, estamos intensificando a fiscalização para proporcionar mais segurança na mobilidade urbana e incentivar a conscientização dos condutores em Mossoró. Portanto, fique atento, respeite os limites de velocidade e contribua para um trânsito mais seguro. Assim, todos saem ganhando.”, afirmou Luis Correia, diretor executivo de Mobilidade Urbana.
Você precisa fazer login para comentar.