A Prefeitura de Mossoró concluiu nesta quarta-feira (23) a entrega do Centro Comercial Ademar Dantas de Lira. Os comerciantes terão prazo para ocupar os espaços. Nessa segunda etapa, as chaves de mais de 200 comerciantes estão sendo entregues. Um sonho antigo por parte de quem trabalha no comércio ambulante de Mossoró, que agora faz planos para continuar na atividade.
“Essa chave pra mim se torna muito importante porque hoje eu vou ter meu cantinho de trabalhar, não vai ser debaixo de chuva nem debaixo de sol. Nem outras pessoas querendo tirar a gente da rua.”, comemora a comerciante Adnar Barbosa.
O Centro Comercial começou a ser construído em janeiro de 2024, com investimento de cerca de 14 milhões de reais, agora os comerciantes, um pouco mais de 300 ambulantes, já podem comercializar no local. Os comerciantes terão prazo para ocupar e adequar as lojas e também realizar a retirada da estrutura antiga de onde atuavam anteriormente.
“Será entregue uma autorização da nossa secretaria autorizando a Cosern para fazer a ligação de energia do box, também receberão o termo de permissão de uso daquele box e também uma notificação e nessa notificação vai com um prazo, compreende um prazo de até o dia 13 de maio para que eles possam ocupar o centro comercial, então eles vão ter agora 20 dias para frente onde eles vão poder fazer o pedido de energia, onde eles vão poder fazer seus móveis projetados, vão poder se organizar para fazer a mudança. Após os 20 dias eles terão até o dia 23 de maio para que eles possam fazer a retirada da sua estrutura antiga, seja box, trailers, mesas que estão nas demais ruas do centro da cidade.”, explica o Gerente Executivo de Mercados Públicos, Suendel Carlos.
O gerente reforça ainda as vantagens colocadas a partir do novo equipamento, o que inclui segurança no local, já que um posto da Guarda Civil Municipal foi instalado no centro. “É um local novo, um local turisticamente que vai ser explorado também, então eles têm muito a ganhar, um espaço que eles vão ter a sua loja documentado com energia ao abrigo de sol, de chuva, com segurança da Guarda Municipal.”, conclui.
Para Lindonjonhson Mendes, que já comercializa há mais de 20 anos, a aposta sugere um novo tempo. “Muita luta, Já faz em torno de 25 anos que eu estou na Coronel Gugel. Até chegar ao camelô, foi muita batalha, como vocês acompanharam. Em 2015, houve aquela movimentação entre Prefeitura, Ministério Público e nós ambulantes. Hoje, nós estarmos aqui é muito gratificante, todo mundo foi contemplado, todo mundo está satisfeito porque chegou no limite, creio que todos os ambulantes foram de acordo e hoje é muito gratificante estar recebendo a chave dos boxes e pra mim foi uma solução bem viável da Prefeitura Municipal do Mossoró.”, comemora.