Todos os dias Ribamar da Silva faz o trajeto do Assentamento Santa Elza, na zona rural, para cidade de Mossoró/RN para trabalhar. Desde o início do período chuvoso ele enfrenta dificuldades para fazer o percurso que fica às margens da RN 015, devido a grande quantidade de lama.
Ao voltar do trabalho na noite desta terça-feira (21), o carro de Ribamar acabou atolando. Ele passou cerca de quatro horas preso na lama até receber ajuda de vizinhos, que se mobilizaram e o ajudaram a sair. Nesta quarta (22) o carro apresentou problemas e Ribamar teve que levá-lo à oficina – essa é a terceira vez só nas últimas semanas, um prejuízo de quase R$ 800.
Segundo ele, a estrada de barro que leva ao local, onde vivem cerca de 15 famílias, já é ruim e com as chuvas o caminho fica intransitável, deixando os moradores ilhados. ” A gente está numa situação que se a gente entrar, para sair atola. Se está dentro para sair, não tem como, atola e quebra o carro… Se chover ninguém entra. Se chove hoje, eu vou ter que caçar um canto pra dormir e guardar o carro talvez lá na vertente e ir a pé pra casa, porque não vai ter como entrar”, afirma Ribamar da Silva.
Confira o vídeo enviado por Ribamar da Silva:
Gerente de oficina, Rosângela Linhares fala que o número de pessoas da zona rural, como Ribamar, que buscam conserto para o carro, aumenta nessa época do ano. “Essa época de chuva, né? Estraga tudo… Faz buraco tanto dentro da cidade, e na zona rural nem se fala, né? Porque acaba tudo… Bota peça no chão, acaba tudo porque é muito buraco e bate muito né? Não tem peça que aguente”, diz a gerente.
De acordo com Ribamar, todos os anos a comunidade entra em contato com a Prefeitura de Mossoró, para tentar resolver a situação, mas até então, a lama segue prejudicando os moradores. “Todo ano, toda campanha, prometem ajeitar a nossa estrada, já esta com uns oito anos que eu venho lutando, pelejando… É esquecido. Estamos abandonado pela Prefeitura de Mossoró”, relata o morador.
O Jornalismo TCM entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, e aguarda resposta.