A Prefeitura de Mossoró imunizou 2.856 animais, entre cães e gatos, durante a campanha de vacinação realizada entre sexta-feira (12) e domingo (14). Ao todo, foram disponibilizados 15 pontos de vacinação em diferentes regiões da cidade.
A campanha foi coordenada pela equipe de Saúde e Bem-estar Animal da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Entre os bairros contemplados com a vacinação antirrábica estão: Parque Universitário, Costa e Silva, Alto da Pelonha, Odete Rosado, Planalto 13 de Maio, Santo Antônio, Paredões, Bom Jardim, Santa Delmira, Parque Verde, Abolição IV, Ilha de Santa Luzia e Dom Jaime Câmara.
A Coordenação de Saúde e Bem-estar Animal reforça que a vacinação é destinada a cães e gatos a partir dos três meses de idade, inclusive aqueles que já foram vacinados no ano anterior. Animais prenhes, doentes ou em tratamento devem ser avaliados pela equipe no momento da vacinação. No caso de animais mais agressivos, é recomendado que o tutor utilize focinheira para garantir a segurança da aplicação.
Sobre a raiva
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, inclusive o homem. Ela é de extrema importância para a saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitida por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco.
Formas de transmissão
A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação está relacionado à localização, à extensão e à profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral.



















































