Neste sábado (04), o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra de 2.500 frascos de fomepizol, medicamento usado no tratamento de pessoas intoxicadas por metanol após ingerirem bebidas alcoólicas.
A compra foi negociada junto à Organização Panamericana de Saúde e os frascos foram comprados diretamente de um fornecedor do Japão. Além das unidades adquiridas pelo governo, o fabricante doou outros 100 frascos.
A importação foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo (05), em caráter excepcional, atendendo o pedido do Ministério da Saúde.
A expectativa é de que o medicamento chegue no Brasil nesta semana.
Segundo Alexandre Padilha, também serão compradas unidades de etanol farmacêutico, também usado para tratar a intoxicação. Até o momento, o Brasil já tem 4.300 unidades e serão entregues mais 12 mil ampolas da indústria farmacêutica nacional na semana que vem. O governo federal negocia a compra de mais 60 mil ampolas.
De acordo com novo balanço do Ministério da Saúde divulgado neste domingo, o número de casos por intoxicação de metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas subiu para 225 no Brasil, sendo 156 casos confirmados e 209 em investigação.
A maior parte dos casos é no estado de São Paulo, com 14 confirmações e 178 suspeitas sob investigação.
Quanto à notificação de óbitos, o país tem 15 registros, com dois óbitos confirmados no estado de São Paulo e 13 em investigação (7 em São Paulo, 3 em Pernambuco, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 na paraíba e 1 no Ceará).


















































