Por Alexandre Fonseca
Há exatos 13 anos, em 1º de julho de 2009, o jornalismo do Grupo TCM recebia um reforço na grade de programação, com a estreia do noticiário TCM Notícia. Logo no início da tarde, ao meio-dia, uma série de reportagens e conteúdos exclusivos, entravam no ar, com o objetivo de fazer o mossoroense se assistir e ficar muito bem informado.
A jornalista Clarissa Paiva, que na época estava nos bastidores, revela uma curiosidade a respeito da gestação e nascimento do informativo. O TCM Notícia surgiu, pelo simples fato dos assinantes da emissora sentirem falta de um produto do gênero naquele horário. Era uma demanda que precisava ser atendida, diante das inúmeras solicitações. “O TCM Notícia foi um jornal muito cobrado pela comunidade e gestado com muito amor pela TCM. A gente queria criar a linguagem própria de entrar nas casas das pessoas justamente na hora da refeição”, declara.
O diretor de jornalismo Moisés Albuquerque, que assumiu a função de âncora do telejornal nos seus primeiros anos, em depoimento ao saudoso jornalista João Carlos Brito, lá em 2009, mencionou o desenvolvimento de Mossoró e o avanço da informação, como justificativas para mais um novo produto jornalístico na tela do Canal 10. “A produção de notícia acompanha o crescimento da cidade, temos uma programação voltada para o jornalismo e faltava esse telejornal”, pontuou.
Os apresentadores titulares
De 2009 a 2011
Como já mencionado, Moisés Albuquerque foi o primeiro apresentador titular do TCM Notícia, exerceu a função durante dois anos. “Apresentar o TCM Notícia foi pra mim um passo importante como jornalista, um grande prazer, um grande desafio e sou muito feliz por ter feito a estreia do jornal aqui no Grupo TCM”, disse em depoimento a nossa reportagem.
De 2011 a 2012
Nathalia Rebouças foi a segunda âncora e primeira mulher a ocupar a condução do telejornal. Um ano depois de assumir a bancada, com quatro meses de gravidez, tomou a decisão de se desvincular da TCM, para cuidar da saúde e projetar novos caminhos na carreira. “Eu tinha começado aqui na TCM como estagiária, passei pelo esporte, pela reportagem e pra mim foi uma grande honra o convite para apresentar o jornal”, relembra.
De 2012 a 2018
Até então nos bastidores, Clarissa Paiva, após a saída de Nathalia, sentou na bancada do jornalístico, compondo a história do TCM Notícia por mais seis anos. A nova apresentadora do telejornal, ainda viveu a experiência de passar por duas mudanças de cenários, que iremos detalhar em instantes.
De 2018 a 2020
Chegou o momento de Clarissa Paiva viver novas experiências na região litorânea do Nordeste. O noticiário passou a ter diariamente a jornalista Tatiana Alencar na apresentação. Tatiana concebeu uma jornada de dois anos à frente do informativo. “Trabalhava mais com esporte e foi na TCM, a partir do TCM Notícia, que comecei a ter novas vivências na minha profissão, como política, editoria de cidade, factual, conhecer as demandas da população mossoroense. É um jornal necessário para o povo de Mossoró”, afirma.
De 2020 a atualidade
Tatiana Alencar deixou o posto de apresentadora em 2020, com o TCM Notícia já reformulado pela terceira vez, um jornal mais dinâmico e composto agora pelo retorno de Nathalia Rebouças. “Voltar para o TCM Notícia foi uma grata surpresa”, diz Nathalia.
Em 2020 também, o TCM Notícia passou a ter no quadro de apresentadoras, a jornalista esportiva Larissa Maciel. “É um desafio, tenho praticamente 15 minutos de produção e comentários dentro do jornal, no caso o TCM Notícia Esporte”, explica Larissa. As duas seguem no comando do noticiário!
Os cenários
Quatro cenários fazem parte da história do TCM Notícia
Primeiro cenário
Na sua primeira formatação, o cenário do TCM Notícia era composto por uma bancada ondulada, um grande painel cinza com a logo do noticiário e um monitor do lado direito do vídeo. Todos os elementos com as paletas de cores alaranjadas e amareladas, foram montados em um vasto estúdio.
Segundo cenário
Em sua primeira mudança de cenário, o TCM Notícia recebeu uma nova bancada com três cores (branco, cinza e amarelo) e o tamanho era maior. O painel saiu do cinza chapado, para conter uma arte. Além disso, dois monitores foram incluídos, criando uma geometria triangular, com o posicionamento que a apresentadora ficava no vídeo. Segundo as recordações de Clarissa Paiva, a ideia de usar mais telas, veio da “intenção de mostrar a multiplicidade de informações”. Uma outra pessoa que agiu nos bastidores dos três primeiros cenários do jornal, é Synara Gurgel, que no período, atuava na coordenação de Eventos do Grupo TCM. “Pensamos em algo leve, por isso as cores nos tons amarelos, remetendo ao dia e as colunas representando os prédios da cidade em desenvolvimento. Sempre trabalhamos com lonas foscas, metalon e o acabamento com cola fórmica, própria para o uso em cenário, principalmente por ser um programa diário, tendo em vista que deslocava para o galpão logo após o fim da edição”, recorda.
Terceiro cenário
O terceiro cenário do TCM Notícia tem por novidade, a mudança de estúdio. Agora projetado em um novo local, passou a ter uma bancada iluminada, voltou a possuir apenas um monitor ao lado direito da apresentadora e o painel, era simplesmente o verde das plantas de um dos jardins da emissora. “Foi a primeira vez que a gente usou luz na bancada e essa luz trazia ao mesmo tempo a leveza e o calor de Mossoró, foi também, o primeiro jornal que trouxe a possibilidade de caminhar no estúdio. Me sinto muito orgulhosa de ter feito parte dessa equipe e dessa construção”, atesta Clarissa.
Quarto cenário
E em sua quarta e atual formatação, o TCM Notícia teve alterado o seu pacote de arte inteiro, a logo e a grafia foram modificadas, assim como a abertura e a paleta de cores. O jornalístico agora opera e é identificado pelo tom avermelhado. A trilha foi a única coisa mantida. A bancada grande foi substituída por um púlpito, um enorme monitor incluído atrás da apresentadora e um espaço com luzes de led foi criado para comportar o horário esportivo do telejornal.
De 2009 pra cá, muita coisa mudou! O atual TCM Notícia exibido de segunda a sexta é o maior telejornal da emissora com 45 minutos de duração, composto por seis blocos, dois desses, esportivos. É um produto jornalístico que se adapta ao tempo com uma precisão gigantesca. Mais tecnológico, mais inclusivo e construído pelas mãos de centenas de profissionais preocupados em manter sempre a credibilidade característica do Grupo TCM Telecom, que os telespectadores conhecem. Vida longa ao TCM Notícia, vinda longa ao jornalismo TCM.
Você precisa fazer login para comentar.