Com informações do IPEM
No decorrer deste ano, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) realizou a verificação de 260 medidores de velocidade (radares) em 17 municípios potiguares. A ação assegura, que os equipamentos funcionem em total conformidade com as especificações regulamentadas pelo Inmetro, garantindo precisão e confiabilidade, constatou apenas quatro equipamentos irregulares no período com display sem funcionar e com a marcação de erro acima do permitido.
Foram abrangidas 380 faixas de trânsito em cidades como Natal, Mossoró, Caicó, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Extremoz, Goianinha, São José de Mipibu, Apodi, Areia Branca, Ceará-Mirim, Currais Novos, Itajá, João Câmara e Pau dos Ferros. Até o final de 2025, mais quatro medidores devem ser verificados em Mossoró e João Câmara.
A inspeção é feita com um veículo especial equipado com cronotacômetro, que realiza passagens sobre a faixa do radar para comparar a velocidade registrada pelo equipamento com a velocidade real do veículo. Após a verificação, os radares são lacrados até a próxima inspeção anual obrigatória.
“A verificação periódica é fundamental para a segurança no trânsito, pois os radares estabelecem o limite máximo de velocidade permitido em cada via. Essa rotina — inicial na instalação e anual a partir de então — garante a precisão e a idoneidade dos equipamentos, assegurando registros confiáveis e contribuindo para um trânsito mais seguro para todos”, destacou o diretor do IPEM/RN, Itamar Ciríaco.
Para verificar se um radar está com a inspeção em dia, o cidadão pode acessar o site www.servicos.rbmlq.gov.br/instrumento. Denúncias sobre possíveis irregularidades podem ser encaminhadas ao Ipem/RN pelo e-mail ouvidoriaipem.rn@gmail.com ou via WhatsApp (84) 99802-0364.


















































