Policiais penais da Cadeia Pública de Caraúbas impediram, nesta quarta-feira (17), uma tentativa de fuga envolvendo três internos da unidade. A ação ocorreu no momento em que custodiados eram deslocados para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).
Segundo a direção do presídio, a equipe de plantão já monitorava a possibilidade de uma tentativa de fuga com o uso de uma corda artesanal. O plano foi arquitetado por internos do Pavilhão B, responsáveis pela confecção do material, que seria utilizado por outros detentos durante o deslocamento até o local da prova.
A movimentação suspeita foi identificada por um policial penal que acompanhava as imagens do sistema de monitoramento. O alerta foi repassado imediatamente à equipe de plantão, que interveio antes que a fuga fosse executada. Os internos foram contidos e a situação controlada sem registro de feridos.
Como medida de segurança, as provas do Enem PPL referentes ao Pavilhão B foram canceladas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica o Enem PPL nos dias 16 e 17 de dezembro, dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados. O exame tem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e integra a política de acesso à educação para pessoas privadas de liberdade.
Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária destacou que a atuação integrada, o trabalho de inteligência e a vigilância constante dos policiais penais são essenciais para a manutenção da segurança nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte.
















































