Com informações da Prefeitura de Mossoró
Para reduzir os impactos da estiagem no campo, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), iniciou a distribuição de 15 mil palmas forrageiras para agricultores do município.
A ação beneficia 38 produtores rurais cadastrados. A entrega começou no último sábado (7), com atendimento aos agricultores do Assentamento Favela. Nesta segunda-feira (9), a equipe responsável pela distribuição continuou recebendo os produtores na sede da Secretaria de Agricultura, onde as unidades estão sendo retiradas para plantio e uso na alimentação de animais.
Segundo a Seadru, os agricultores estão se deslocando até o local para buscar as palmas e garantir a implantação da cultura ainda durante o período seco, com foco no suporte ao rebanho.
A coordenadora de Pecuária da Seadru, Aparecida Fernandes, informou que a retirada poderá ser feita até a próxima sexta-feira. Ela destacou que a palma é utilizada como alternativa de alimentação por resistir a longos períodos de baixa chuva. “Os agricultores beneficiados com a entrega da palma forrageira podem vir à Secretaria de Agricultura retirar o produto até a próxima sexta-feira para poderem plantar e alimentar o rebanho. A palma é uma cultura muito resistente”, afirmou.
Entre os beneficiados estão Romero Alves e Maria da Conceição Alves, agricultores da comunidade Olho D’Água Velho. Eles foram até a secretaria para retirar 150 unidades cada. “É de extrema importância essa distribuição das palmas forrageiras para nós agricultores. A palma forrageira é nutritiva e só tem a valorizar e aumentar a nossa produção”, disse Romero.
Outro agricultor atendido foi José Wilson, morador da comunidade Sussuarana, que retirou 350 unidades. Ele afirmou que o material chega em um período em que muitos produtores enfrentam dificuldade para manter a alimentação do gado. “É um ótimo projeto para os pequenos agricultores. Nesse período de estiagem essas palmas ajudam muito aos pequenos produtores rurais para alimentar o rebanho”, afirmou.
A Seadru orienta que os produtores contemplados procurem a Secretaria Municipal de Agricultura dentro do prazo estabelecido para retirada e início do plantio.


















































