Com informações da Agência Brasil
As instituições públicas de ensino superior que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 iniciaram nesta quarta-feira (11) a convocação de candidatos inscritos na lista de espera. A chamada é destinada a preencher vagas que não foram ocupadas na etapa regular do programa. A convocação segue a ordem de classificação dos candidatos, respeitando modalidade de concorrência e disponibilidade de vagas em cada curso. Cada estudante pôde manifestar interesse em apenas uma opção de graduação.
O Sisu reúne vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. A maioria das vagas pertence à rede federal, com participação predominante de universidades e institutos federais. Os candidatos em lista de espera devem acompanhar as convocações diretamente no site da instituição escolhida. O resultado não é divulgado em um painel único do sistema.
As universidades e institutos devem publicar editais próprios com as regras para matrícula ou registro acadêmico. Nesses documentos, constam os prazos, horários, locais de atendimento e a lista de documentos exigidos. Algumas instituições também permitem envio eletrônico da documentação, conforme normas internas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou uma declaração digital para candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 com o objetivo de obter certificação de conclusão do ensino médio.
O documento pode ser acessado na Página do Participante do Enem, mediante login na plataforma Gov.br, e pode ser usado para pré-matrícula no ensino superior. Para conseguir a certificação, é necessário ter mais de 18 anos e atingir pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento, além de nota mínima de 500 pontos na redação.

















































