Por Alexandre Fonseca
Júnior Borges desenvolve a sua habilidade para construir peças artesanais numa oficina improvisada. O artesão tem no currículo, somente os primeiros níveis de estudos e não terminou o ensino médio, no entanto, tem muita experiência na profissão de pedreiro, além de grande afinidade com a matemática, metragem, alinhamentos e com plantas industriais. Seu talento para o artesanato, já nascia desde a época que ajudava seus filhos nos trabalhos escolares. “Nas feiras das escolas dos meus meninos, eu fazia o artesanato, ajudava nos trabalhos deles, nas maquetes. Aí peguei o gosto por fazer arte”, conta.
As doenças que foram surgindo com o tempo, lhe tiraram do prazer de construir através da profissão pesada. Hoje em dia, ele está impedido de ser o pedreiro de outrora e decidiu usar a sua criatividade na sua nova ocupação, a de artesão. “Devido ao problema médico da coluna, para não ficar parado, resolvi fazer artesanato, o pessoal vai encomendando uma peça ali, outra aqui e assim vai”, revela.
Ele agora está construindo miniaturas de casas de barro, barcos, cata-ventos, tudo referenciado das suas próprias vivências. Recentemente participou da uma feira artesanal no polo Cidadela, do Mossoró Cidade Junina 2022. Em relação as vendas, diz que existem algumas dificuldades. “Não tem muito retorno, a cultura da gente não valoriza muito o artesanato, mesmo que seja raiz que nem o meu. A gente participa de exposições, feiras, algumas pessoas vão pedindo peças e assim vamos levando. Só não pode ficar parado”, conclui.
Borges é artesão regulamentado. Transferiu seus dons para outro segmento, mas, sem perder sua essência e seu poder de construção. Desenvolve peças autênticas, com muitas especificidades e fidelidades aos seus traços, cuidadosamente empregados em cada item que finaliza. De fato, quando se possui aptidão, não importa o lugar que se situe, seja como pedreiro ou produzindo material artesanal, é a figura por trás de toda a fabricação que vai gerar um resultado final, digno de inevitável reconhecimento.
Confira imagens de algumas peças:
Você precisa fazer login para comentar.