Um vídeo que circulou nas redes sociais na terça-feira (12) gerou comoção em quem assistiu. Nele, uma mulher que se identifica como Polyana denuncia uma situação grave.
No relato, Polyana diz que há seis dias está no hospital Regional Tarcísio Maia acompanhando a avó, Maria da Hungria Bezerra da Paz, de 92 anos, que necessita de uma gíria ortopédica por fraturar o fêmur.
Ainda de acordo com a neta da idosa, o procedimento estava agendado para terça-feira (12), mas não foi realizado, foi cancelado por falta de anestesia geral na unidade hospitalar.
Polyana relata ainda que a avó ficou em jejum desde 21h da noite anterior e no início da tarde do dia agendado para o procedimento cirúrgico, o médico teria avisado que não iria fazer a cirurgia porque faltava anestesia.
Assista ao vídeo
A falta da anestesia chegou a ser confirmada por servidores do hospital, mas em nota oficial, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a direção do Hospital informaram que a cirurgia não foi feita porque a paciente não reunia condições “clínicas adequadas”.
“Após avaliação médica foi constatado que a paciente não reunia condições clínicas adequadas para ser submetida a procedimento cirúrgico, e não por falta de insumos. Nesta terça-feira (12) a equipe médica identificou que o quadro da paciente não era satisfatório para a realização da cirurgia”, diz a nota.
Questionada sobre a informação confirmada por servidores do hospital de que realmente faltou anestesia, a pasta disse apenas que “qualquer posicionamento oficial só é emitido pela Ascom Sesap”.