A Polícia Federal começou a pesar a droga apreendida em Areia Branca (RN) ainda na noite de quarta-feira (13). Os policiais tiveram dificuldade de totalizar a apreensão por que tiveram que pesar cada saco individualmente. No total foram apreendidas 5,1 toneladas de cloridrato de cocaína – cocaína praticamente pura.
A substância é valiosa no tráfico internacional de drogas e era comercializada na Europa por cerca de 42 mil euros por quilo, mas em países do leste europeu ela poderia render até 75 mil euros por quilo. A droga poderia render facilmente aos criminosos mais de R$ 1 bilhão. Esta é a maior apreensão feita pela delegacia da Polícia Federal com sede em Mossoró.
Esta apreensão fez parte da Operação Maritimum que desarticulou organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Eles atuavam em terminais portuários do Nordeste e Sudeste do país. A operação teve ações em sete estados do país e cumpriu 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão.