A adolescência é um dos momentos da vida que carrega um grande número de desafios e tomada de decisões que reverberam para toda a vida. Uma responsabilidade e tanto para jovens que estão desbravando o mundo sob um olhar.
Do latim adulescens ou adolescens, adolescência significa crescer, um processo diversificado e amplo. Não há um consenso sobre as demarcações de idade para determinar quando se inicia e termina esse momento. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a adolescência começa aos 12 anos de idade e vai até os 18 anos. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que esse período vai dos 10 aos 19 anos. E para a Organização das Nações Unidas (ONU), são adolescentes dos 15 aos 24 anos.
Essas demarcações servem para auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas a esse contingente, além de viabilizar atendimentos, planos assistenciais e direcionamentos estudantis na tentativa de compreender melhor e fornecer subsídios para esse público.
Nem todo adolescente é igual, há individualidades que devem ser observadas como as questões étnicas, socioeconômicas, ambientais, raciais, sexuais e de gênero. Apesar de serem pessoas com interesses e atravessados por fatores externos comuns, cada adolescer é único.
Entre as principais características desse momento da vida está o conceito Síndrome da Adolescência Normal, desenvolvido com base psicanalista por Arminda Aberastury e Maurício Knobel, que abarca um conjunto de mudanças e comportamentos esperados nos adolescentes:
1) A busca de si mesmo e da sua identidade. É tempo de testar limites, experimentar e encontrar sua maneira de existir no mundo. Exemplo: mudar de estilo musical ou vestimenta de tempos em tempos;
2) Tendência de estar em grupos. Adolescente quer ter o sentimento de pertencimento entre seus pares, então vai buscar aquele grupo com interesses em comum. É super comum eles preferirem estar com os amigos a estar com a família. Há também o processo de individualização e afastamento dos pais;
3) Necessidade de intelectualizar e fantasiar. É uma tentativa de compreender-se e compreender o mundo a sua volta;
4) Deslocalização temporal. O jovem quer manejar o tempo ao seu favor, pois para ele qualquer coisa sua é mais importante do que outras. Exemplo: sair com os amigos no final de semana é mais importante que estudar para a prova de segunda-feira.
5) Autoerotismo. É no início da adolescência que há a exploração do próprio corpo, mais numa tentativa de conhecer o próprio corpo do que com intenção propriamente sexual no relacionamento com outras pessoas;
6) Atitude social reivindicatória. Questionar, reivindicar são atitudes novas que visam valorizar e estimular o pensamento crítico e fornecem subsídios para o senso de pertencimento à sociedade;
7) Mudanças de humor e ânimo. Essa inconstância é devido a questões que envolvem o desenvolvimento neurológico, corporal e psicológico. As mudanças provocam flutuações e oscilações no humor, levando ao humor deprimido, à irritabilidade e à melancolia.
Leilane Andrade
Psicóloga e Jornalista
CRP 17/6253
@leilaneandpsicologa