Olá queridas e queridos leitores!
Dia desses numa sala de aula falávamos sobre autogestão. Um termo um tanto mercadológico, reconheço, mas que me diz muito. Há um contexto amplo nessa abordagem. E, sobretudo, sensível. Alcançar essa percepção é um desafio para todos nós, sujeitos humanos. Inundados de subjetividade e paixões. Quanto mais compreendo, mais entendo que preciso aprender. Amadurecer emocionalmente exige de nós desprendimento. Humildade. Capacidade de se perceber imperfeito. E uma dose de gentileza consigo mesmo. Nessa ideia da autogestão comecei a observar mais as minhas emoções e sentimentos.
Caminhei por longos anos até chegar ao lugar mais alto (metaforicamente falando). Daqui posso ver com clareza todo o trajeto que percorri e perceber com exatidão em que trecho recebi ajuda, incentivo, amor. Vi cada uma das mãos que me deram força para continuar. Também entendi que nem todos os que se mostraram parceiros eram amigos de verdade. É curioso ver tudo aqui de cima.
É recompensador compreender cada experiencia com um olhar mais sereno, mais amigo de mim mesmo. Quantas culpas carreguei sem precisar. Quantas colocaram nas minhas costas sem eu merecer. Quanta gente boa caminhou comigo e sorriu mesmo diante das dificuldades.
É mesmo incrível ter a chance de se ver daqui. Um lugar que não devo permanecer por muito tempo. É sempre importante voltar ao meu tamanho. Jamais esquecer de enxergar as sutilezas dessa jornada. É sobre isso que penso quando falo de autogestão. Não é fácil. Mesmo quando temos certeza do que somos e fazemos. Mas nesse caleidoscópio surpreendente que é a vida há sempre alguém que nos ajuda a lembrar quem somos.
De cima, observo o horizonte. O encontro do oceano com o firmamento. Vou me lançar de novo. Mergulhar o mais fundo que conseguir e recomeçar. Quero mais uma vez a sensação de cortar o azul do mar e me encontrar com o incrível silêncio que faz lá no fundo.
Depois de emergir vou seguir renovado. Alma lavada. Energias recarregadas. Daqui um tempo (espero que mais breve) quero estar no topo novamente. E olhar com carinho para minhas escolhas, erros e acertos. É disso que somos feitos.
Boa semana!
@moises@tcm10.com.br