Esses dias abri as notificações do meu Facebook. Há meses não entrava nessa rede social. “Você tem uma lembrança para recordar hoje”. Eu gosto dessas notificações. Sou um saudosista convicto. É muito bom ter bons momentos para relembrar e nortear a bússola do coração. Rever aquela fotografia que assinou um dia feliz. Transportar o pensamento para o instante em que o sorriso coloriu a vida.
Pois bem, me deparei com uma ilustração de uma artista coreana chamada Puung, lá do ano de 2014. Um traço de uma sensibilidade imensa. Os detalhes. Sempre me identifiquei com essas referências (bem antes dos seriados coreanos virarem hits nos streamings). Hoje gostaria de compartilhar essa memória com meus leitores.
Ela se propôs a ilustrar o amor nas pequenas atitudes. Produziu uma série chamada “Love is”. Lembro que me encantei pelo trabalho e fui pesquisar um pouco mais. É de uma simplicidade cativante. Numa entrevista ela disse que todos podem se identificar com o amor retratado nas ilustrações.
Por conta dessa declaração, lembrei da escritora brasileira Adélia Prado quando fala sobre a arte. Adélia diz que arte é tudo aquilo que fala à inteligência do coração. Definitivamente Puuung é alguém que fala ao coração com seus traços quase infantis, mas de uma profundidade incrível.
Na entrevista, a jovem artista coreana afirmou: “o amor é algo com que todo mundo pode se identificar. E o amor vem em maneiras que nós podemos facilmente negligenciar em nossas vidas diárias. Então, eu tento encontrar o sentido do amor em nossas vidas diárias e transformá-lo em arte”. Na minha compreensão, ela consegue e nos conduz pela reflexão de que o amor está nas pequenas coisas.
Nos olhares silenciosos. Nas tarefas partilhadas. Naquele dedinho segurado. Num bilhetinho ao amanhecer. Num vídeo enviado no meio do trabalho. No cuidado com as palavras. Nas pequenas implicâncias do dia a dia. Muitas vezes deixamos de perceber as pequenas doses de amor, esperando pela garrafa inteira.
Pensemos sobre isso. Porque quando menos esperamos, degustando cada gole, estamos inebriados de amor.
moises@tcm10.com.br