Um dos mais importantes festivais audiovisuais do Nordeste, o FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa chega a sua 16ª edição, nos dias 28 e 29 de novembro, no Espaço Arteco Camp, em Baía Formosa, se consolidando como um dos projetos mais duradouros em atividade no Rio Grande do Norte.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do festival (fincbf.com) até o dia 12 de outubro. Podem participar profissionais com ou sem experiencia na área do audiovisual.

Categorias, tema e novidades
Para a sua 16ª edição, o FINC contará com três mostras competitivas. Uma das novidades dessa edição é a categoria Mostra 90 segundos, onde serão aceitos filmes com 1 minuto e 30 segundos de duração. A categoria substitui a tradicional categoria de 1 minuto de anos anteriores, servindo como uma porta de entrada para realizadores audiovisuais em início de carreira, ou para aqueles que desejam explorar um formato mais conciso e desafiador. Os filmes precisam seguir o tema “Água”, criando obras que demonstrem criatividade e habilidade narrativa no curto período de tempo. O primeiro lugar desta categoria ganhará uma viagem, com passagem, hospedagem e alimentação inclusas, para o OFF CAMERA – International Festival of Independent Cinema, na cidade de Cracóvia, na Polônia.
Já na Mostra Pérolas do RN, os participantes tem como objetivo valorizar a conexão dos realizadores com o território do estado do Rio Grande do Norte. A proposta é que os filmes inscritos explorem as diversas belezas e patrimônios materiais e imateriais da região, promovendo o contato entre o público e as paisagens, prédios e historicidades do estado. Podem ser escirtos filmes de até 25 minutos.
E na categoria Mostra Potiguar, o participante pode inscrever curtas de até 25 minutos, produzida por profissionais do Rio Grande do Norte. A mostra é um espaço de inovação e experimentação, aceitando filmes de gênero e temática livres, desde que respeitem a classificação indicativa máxima de 12 anos e tenham sido produzidos em sua maior parte em terras potiguares.

Organização do evento
“Para essa edição, o Festival pretende ampliar a participação do público integrando cinema, sustentabilidade e sociedade. Vamos manter a programação com dois dias de atividades, nos dias 28 e 29 de novembro, sempre apresentando filmes potiguares e filmes convidados nacionais, além de musica e atrações culturais. Mais uma vez, teremos o espaço da feirinha para os empreendedores da cidade mostrarem seus trabalhos tanto no artesanato, como na gastronomia e demais serviços. Também teremos uma parceria com ações ambientais, durante a programação”, revela o jornalista e organizador Lamonier Araújo.
Oficinas e inscrição
As tradicionais oficinas audiovisuais que antecedem o FINC, também estão sendo pensadas e Mossoró poderá ser contemplada com as atividades. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada exclusivamente por meio do formulário online do festival, no site fincbf.com ou no perfil @fincbrasil no Instagram. Todo o processo é gratuito e online, podendo ser inscritos filmes até o dia 12 de outubro. “Deixamos aqui nosso convite especial para todos aqueles que gostam de audiovisual e nunca tiveram a oportunidade de participar de um festival de cinema. O FINC é o primeiro passo! Todos e todas podem participar fazendo um filme de 1 minuto e meio, com celular, câmera fotográfica, filmadora… não importa. O objetivo é colocar a sua ideia na tela, e mostrar todo o seu talento para o RN e para o mundo”, convida Lamonier.




















































