Nesta quinta-feira, dia 13 de outubro, Dom Mariano Manzana completa 75 anos de idade. Há 18 anos à frente da Diocese de Mossoró/RN, o bispo atinge a idade máxima e deixa o cargo em breve.
Seguindo as leis da Igreja, Dom Mariano escreveu uma carta de renúncia, que será enviada ao Santo Padre Francisco nesta quinta. A partir do envio o passo seguinte dependerá do Papa, que tomará a decisão de aceitá-la, e no momento em que julgar oportuno, nomeará um novo bispo para a Diocese de Mossoró. Esse processo pode levar de semanas até meses.
“Quanto a mim, enquanto for bispo desta Diocese, me dedicarei com amor à minha responsabilidade, como tenho procurado fazer desde o dia 17 de setembro 2004, quando na Catedral eu assumi o meu ofício. Por um lado, tenho consciência de que, quando for aceita a minha renúncia, poderei continuar colaborando com a Igreja de muitos outros modos. E estarei sempre em oração pela nossa Diocese e em agradecimento a todos. Muito obrigado!”, afirma Dom Mariano.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL E DOCUMENTÁRIO
Para celebrar a data, a Diocese de Mossoró realiza a Solene Celebração Eucarística pelo 75º aniversário de Dom Mariano.
A programação começa às 6h30 com a Oração das Laudes fechada para os membros da igreja. Em seguida acontece a leitura da carta de renúncia, transmitida pela Rádio Rural de Mossoró.
As comemorações também vão ser marcadas pela inauguração do Centro Diocesano de Memórias no Seminário Santa Teresinha, às 5h e pela visita ao Abrigo Amantino Câmara para entrega da lavanderia, instalação da Sala de Fisioterapia e início da pintura do prédio, às 15h.
As festividades são encerradas com a Missa em Ação de Graças pelos 75 anos de vida de Dom Mariano, com lançamento do Livro “Diocese de Mossoró: 18 anos de missão” e com a estreia do minidocumentário produzido pela TCM Telecom.
O filme que é assinado pela Central TCM de Produções vai relembrar a trajetória de Dom Mariano como Bispo em Mossoró, e conta com relatos de pessoas que fizeram parte desses 18 anos de história do líder religioso.