Essa memória nostálgica e familiar pertence ao agricultor José Acioli, de 86 anos de idade, natural de Lajes/RN e que atualmente mora na Vila Pernambuco, em Serra do Mel/RN. Fiel ouvinte da 95FM, seu José pede para ligar o rádio assim que acorda. Frequentemente é visto sentado à mesa tendo como companhia uma garrafa de café, sua esposa Francisca Auxiliadora, de 53 anos, e o rádio. José lembra com carinho as músicas que costumava ouvir, principalmente o forró ‘pé de serra’ e como o Rádio marcou sua infância e juventude. “Gostava muito daquelas músicas, dancei muito”, conta.
Francisca Auxiliadora, companheira de José e também agricultora, nasceu em Alto do Rodrigues e viveu um pouco da infância na Serra do Mel. Morou por muitos anos em Mossoró e relata que, depois de idosa, resolveu voltar pra Serra do Mel. “A gente escuta todos os dias a 95FM”, destaca Francisca. Quando pensa em Rádio e em memórias, ela se recorda imediatamente de seus pais. “As lembranças são boas, viu, do Rádio. Eu sinto muita saudade. Escutava com minha família, meu pai, minha mãe e meus irmãos”, relata saudosista.
Fã do programa Jornal da Manhã, veiculado na 95FM Rede TCM, apresentado pelo jornalista Moisés Albuquerque, o casal relata que quando chega a sexta-feira, mal pode esperar pela segunda, para ouvir novamente o rádio-jornal. Estão em constante contato com a emissora, sempre com comentários positivos.
Memória do Rádio
No novo projeto do TCM Podcast, o “Memória do Rádio”, uma série de programas especiais vai abordar a história da radiofonia em Mossoró e as memórias ligadas a esse meio de comunicação. “O rádio faz parte da infância de muitos, ligado a recordações marcantes do passado e que ainda hoje está presente no dia a dia e nas casas dos ouvintes”, comenta Tárcio Araújo, organizador do projeto.
O novo especial do TCM Podcast terá seus primeiros convidados nesta sexta-feira (10). Assis Cabral, que trabalhou mais de 40 anos no Rádio de Mossoró e que começou em 1951 como um dos primeiros redatores da Rádio Difusora, é o único personagem vivo da primeira geração do Rádio mossoroense.
O outro convidado é Phabiano Santos. Radialista e jornalista, começou suas atividades na comunicação na Rádio Difusora, em meados dos anos 70 como assistente de estúdio do programa Jota Belmont. Nos anos 90 foi diretor de jornalismo da extinta Radio Libertadora AM e tem muito conhecimento sobre as histórias do Rádio mossoroense.
Matéria escrita pela estagiária Estefanny Bernardo com supervisão de Likely Barros.
Você precisa fazer login para comentar.